Treinar naqueles dias



O Ciclo Menstrual (CM) é um fenômeno comum a todas as mulheres. Este fenômeno tem grande impacto físico em algumas mulheres e para outras não. Para entender melhor este processo te vamos ver resumidamente como ele funciona.

O CM é dividido em 3 fases:

- Fase Folicular: possui em média 12 dias e tem seu início no primeiro dia da menstruação.

- Fase Ovulatória: ou período fértil, tem uma média de 8 dias com pico médio no 14º dia ( a partir da menstruação levando em consideração o ciclo de 28 dias).

- Fase Lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o próximo ciclo.

No que diz respeito a o CM a literatura ainda é controversa, diversos estudos apontam resultados distintos, algumas vezes estudos realizados pelo mesmo autor. A variação hormonal decorrente do CM menstrual sugere que o desempenho sofra variações dependendo da fase em que a mulher se encontra mas, nem sempre é isso que acontece.

Na prática, não observo na sala de musculação variações no treino em função do CM, normalmente o treino ocorre da mesma forma independente do ciclo. Como prática de trabalho, eu ajusto o treino de acordo com o estado psicológico e não fisiológico de cada uma. Cólicas e o estado do humor, para mim são termômetros. É certo que algumas mulheres sentem-se desmotivadas, cansadas e até fracas quando ocorre a menstruação, para estas mulheres prescrevo um treino um pouco mais leve e confortável.

Acredito que a grande sacada é se conhecer e respeitar os sinais enviados pelo seu corpo com sinceridade. Treine sempre no melhor que você puder treinar naquele dia. Afinal, como já disse, o CM é um fenômeno conhecido contudo, cada uma percebe de um jeito. Mantenha o foco e dê o seu melhor!

#mudeseushabitos