Pernas, dividir ou não?


Frequentemente ouço perguntas sobre qual é a melhor maneira para dividir o treino de membros inferiores/pernas. Este é um assunto polêmico, e cada profissional defende com unhas e dentes o seu método de trabalho.

As opiniões estão divididas:

1ª opção: Um lado acredita que é mais eficiente dividir o Membro Inferior (MI) em quadríceps, posterior e glúteo, treinando assim uma região por dia.

2ª opção: O outro lado entende que o MI não deve ser dividido pelo fato de que ele está totalmente interligado não sendo possível dividi-ló em tais partes, e por isso você deve treinar a perna (MI) inteira em um único dia.

Dentro a metologia que aplico com meus alunos, acredito que a forma como vou dividir o treino de um modo geral é oriunda de fatores relacionados a cada indivíduo. Sendo assim, qual seria a melhor opção? Diante do meu entendimento, não existe uma resposta definitiva para essa questão! O que posso atestar é que das duas formas já vi bons resultados. O ponto chave é descobrir, junto com o seu professor, qual é o melhor caminho para seguir com o seu treino.

Como personal trainer, procuro analisar cada caso, e muitas vezes testamos as duas formas de treinamento, para observar os resultados com clareza. Confesso que sempre que possível prefiro treinar MI completo em um dia. E para isso escolho exercícios multiarticulares que economizam tempo. Mas reforço que este é o meu método, e cada profissional tem suas escolhas.

É importante saber que este é apenas uma das
 variáveis e, para o seu treino ter sucesso, todos os aspectos devem ser respeitados. Treinamento exige disciplina, foco e força de vontade. Procure um profissional, planeje e execute da melhor maneira possível a sua rotina de exercícios!


Dúvidas? Comente aqui!

#mudeseushabitos